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Ensino Médio

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Setor Psicopedagógico

Atribuições do Psicopedagogo Institucional

  • A orientação psicopedagógica ao professor a fim de facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno como prevenção, identificação e redução dos problemas educacionais nos diversos níveis de escolaridade.
  • A orientação profissional em conjunto com o psicólogo educacional, ao aluno do Ensino Médio.
  • Fazer mediação entre os subgrupos envolvidos na relação ensino aprendizagem (pais, professores, alunos, funcionários);
  • Transformar queixas em pensamentos;
  • Criar espaços de escuta;
  • Observar, entrevistar e fazer devolutivas;
  • Utilizar-se de metodologia clínica e pedagógica, com um olhar clínico;
  • A colaboração com a direção e o corpo docente da escola na elaboração de diferentes projetos e reuniões, que os mesmos envolvam o atendimento ao aluno/ professor/ família.
  • Promover encontros socializadores entre corpo docente, discente, coordenadores, corpo administrativo e de apoio e dirigentes.
  • Quando necessária a solução de dificuldades apresentadas pelos alunos, promovendo encaminhamento à profissionais relacionados às áreas correspondentes a essas dificuldades, bem como orientação e esclarecimentos aos pais e equipe pedagógica no acompanhamento desses alunos encaminhados.
  • Avaliar junto com a direção e a equipe pedagógica fatores que possam comprometer o desenvolvimento sadio e um processo de escolaridade normal.
  • Trabalhar com grupos – grupo escolar é uma unidade em funcionamento;
  • Identificar sintomas de dificuldades no processo ensino-aprendizagem;
  • Clarear papeis e tarefas nos grupos;
  • Criar estratégias para o exercício da autonomia (aqui entendida segundo a teoria de Piaget: cooperação e respeito mútuo);
  • Estabelecer um vínculo psicopedagógico;
  • Não fazer avaliação psicopedagógica clínica individual dentro da instituição escolar, porém, pode fazer sondagens;
  • Compor a equipe técnica-pedagógica;
  • Cooperar na fundamentação dos docentes no que diz respeito à inclusão.
  • Ter um olhar psicopedagógico no processo seletivo dos docentes, participando de forma que o ingresso desses profissionais contemple as diversas modalidades de aprendizagem. Para isso utilizamos uma prova projetiva “Par Educativo” que tem como objetivo revelar a sua relação com o educando e com aprendizagem.

As Atribuições do Psicólogo Institucional

  • Estar atento às inter-relações que compõem a escola, intervindo quando necessário de forma à facilitar o processo ensino-aprendizagem;
  • Construir, juntamente com a equipe escolar, alternativas de avaliação dos alunos, respeitando os limites individuais;
  • Orientação psicológica aos pais, alunos e funcionários, em relação à aprendizagem e como as emoções nela interferem;
  • Construir espaços de reflexão, com todos do contexto escolar, vislumbrando o processo educativo;
  • Promover o trabalho de relacionamento interpessoal da equipe psicopedagógica para que ela seja ainda mais funcional, facilitando o processo educacional;
  • Oferecer subsídios à coordenação, professores e toda a equipe escolar buscando soluções institucionais e não apenas pontuais;
  • Coordenar e facilitar o trabalho de Orientação Profissional;
  • Atuar na seleção, adaptação e acompanhamento dos alunos novatos, bem como dos veteranos;
  • Oferecer aos pais momentos de reflexão proporcionando o reconhecimento da sua importância na participação da vida escolar dos filho, aproximando com isso, a família da escola;
  • Coordenar o trabalho dos temas transversais;
  • Viabilizar projetos institucionais, bem como reuniões, encontros, e atividades de acordo com a demanda da escola, visando à aprendizagem através dos temas que a permeiam;
  • Colaborar para que a qualidade e a eficiência do processo ensino-aprendizagem sejam mantidas e amplamente desenvolvidas.

Projetos desenvolvidos pelo Setor Psicopedagógico

Projeto: “Construindo com os Pais”
Objetivo: Construir com os pais, de forma reflexiva, a importância do seu papel no acompanhamento da vida escolar e de formação dos filhos.

Projeto: “Cuidando de quem cuida”
Objetivo: Proporcionar aos professores, momentos de reflexão, relaxamento e auto-conhecimento, através de dinâmicas de grupo, como também, um espaço para sensibilização, crescimento e confiança grupal.

Projeto: “Líderes que geram líderes”
Objetivo: Através da coordenação de disciplina, construir líderes de classe e grêmio estudantil, com a intenção de gerar reflexões a cerca do que é ser cidadão, inserindo no contexto, os diversos temas transversais.

Projeto: “INVEST (Incentivando o Vestibulando)”
Objetivo: Ter um programa de incentivo aos vestibulandos através de atividades, rodas de conversa e palestras, sobre: Profissões, Mercado de Trabalho, Escolhas, Sonhos, entre outros temas que sejam pertinentes a esta fase da vida.

Projeto: “Um olhar diferente porque somos diferentes”
Objetivo: Construir espaços para proporcionar reflexões acerca dos alunos, das formas de aprendizagem e das formas de avaliação, incluindo os portadores de necessidades especiais, para buscar alternativas e formas avaliativas mais particulares (individualizada).

Projeto: “Em todos os espaços: Ouvindo, pensando e construindo”
Objetivo: Auxiliar todos os setores da escola, com o intuito de facilitar e ampliar o processo ensino-aprendizagem, acompanhando e entendendo as relações que regem o mesmo.

Telefone para contato (Ramal): 251.