Ensino Médio
Página anteriorSetor Psicopedagógico
Atribuições do Psicopedagogo Institucional
- A orientação psicopedagógica ao professor a fim de facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno como prevenção, identificação e redução dos problemas educacionais nos diversos níveis de escolaridade.
- A orientação profissional em conjunto com o psicólogo educacional, ao aluno do Ensino Médio.
- Fazer mediação entre os subgrupos envolvidos na relação ensino aprendizagem (pais, professores, alunos, funcionários);
- Transformar queixas em pensamentos;
- Criar espaços de escuta;
- Observar, entrevistar e fazer devolutivas;
- Utilizar-se de metodologia clínica e pedagógica, com um olhar clínico;
- A colaboração com a direção e o corpo docente da escola na elaboração de diferentes projetos e reuniões, que os mesmos envolvam o atendimento ao aluno/ professor/ família.
- Promover encontros socializadores entre corpo docente, discente, coordenadores, corpo administrativo e de apoio e dirigentes.
- Quando necessária a solução de dificuldades apresentadas pelos alunos, promovendo encaminhamento à profissionais relacionados às áreas correspondentes a essas dificuldades, bem como orientação e esclarecimentos aos pais e equipe pedagógica no acompanhamento desses alunos encaminhados.
- Avaliar junto com a direção e a equipe pedagógica fatores que possam comprometer o desenvolvimento sadio e um processo de escolaridade normal.
- Trabalhar com grupos – grupo escolar é uma unidade em funcionamento;
- Identificar sintomas de dificuldades no processo ensino-aprendizagem;
- Clarear papeis e tarefas nos grupos;
- Criar estratégias para o exercício da autonomia (aqui entendida segundo a teoria de Piaget: cooperação e respeito mútuo);
- Estabelecer um vínculo psicopedagógico;
- Não fazer avaliação psicopedagógica clínica individual dentro da instituição escolar, porém, pode fazer sondagens;
- Compor a equipe técnica-pedagógica;
- Cooperar na fundamentação dos docentes no que diz respeito à inclusão.
- Ter um olhar psicopedagógico no processo seletivo dos docentes, participando de forma que o ingresso desses profissionais contemple as diversas modalidades de aprendizagem. Para isso utilizamos uma prova projetiva “Par Educativo” que tem como objetivo revelar a sua relação com o educando e com aprendizagem.
As Atribuições do Psicólogo Institucional
- Estar atento às inter-relações que compõem a escola, intervindo quando necessário de forma à facilitar o processo ensino-aprendizagem;
- Construir, juntamente com a equipe escolar, alternativas de avaliação dos alunos, respeitando os limites individuais;
- Orientação psicológica aos pais, alunos e funcionários, em relação à aprendizagem e como as emoções nela interferem;
- Construir espaços de reflexão, com todos do contexto escolar, vislumbrando o processo educativo;
- Promover o trabalho de relacionamento interpessoal da equipe psicopedagógica para que ela seja ainda mais funcional, facilitando o processo educacional;
- Oferecer subsídios à coordenação, professores e toda a equipe escolar buscando soluções institucionais e não apenas pontuais;
- Coordenar e facilitar o trabalho de Orientação Profissional;
- Atuar na seleção, adaptação e acompanhamento dos alunos novatos, bem como dos veteranos;
- Oferecer aos pais momentos de reflexão proporcionando o reconhecimento da sua importância na participação da vida escolar dos filho, aproximando com isso, a família da escola;
- Coordenar o trabalho dos temas transversais;
- Viabilizar projetos institucionais, bem como reuniões, encontros, e atividades de acordo com a demanda da escola, visando à aprendizagem através dos temas que a permeiam;
- Colaborar para que a qualidade e a eficiência do processo ensino-aprendizagem sejam mantidas e amplamente desenvolvidas.
Projetos desenvolvidos pelo Setor Psicopedagógico
Projeto: “Construindo com os Pais”
Objetivo: Construir com os pais, de forma reflexiva, a importância do seu papel no acompanhamento da vida escolar e de formação dos filhos.
Projeto: “Cuidando de quem cuida”
Objetivo: Proporcionar aos professores, momentos de reflexão, relaxamento e auto-conhecimento, através de dinâmicas de grupo, como também, um espaço para sensibilização, crescimento e confiança grupal.
Projeto: “Líderes que geram líderes”
Objetivo: Através da coordenação de disciplina, construir líderes de classe e grêmio estudantil, com a intenção de gerar reflexões a cerca do que é ser cidadão, inserindo no contexto, os diversos temas transversais.
Projeto: “INVEST (Incentivando o Vestibulando)”
Objetivo: Ter um programa de incentivo aos vestibulandos através de atividades, rodas de conversa e palestras, sobre: Profissões, Mercado de Trabalho, Escolhas, Sonhos, entre outros temas que sejam pertinentes a esta fase da vida.
Projeto: “Um olhar diferente porque somos diferentes”
Objetivo: Construir espaços para proporcionar reflexões acerca dos alunos, das formas de aprendizagem e das formas de avaliação, incluindo os portadores de necessidades especiais, para buscar alternativas e formas avaliativas mais particulares (individualizada).
Projeto: “Em todos os espaços: Ouvindo, pensando e construindo”
Objetivo: Auxiliar todos os setores da escola, com o intuito de facilitar e ampliar o processo ensino-aprendizagem, acompanhando e entendendo as relações que regem o mesmo.
Telefone para contato (Ramal): 251.